Vacinas: Tabela de Vacinação Infantil

Vacinas: Tabela Básica de Vacinação Infantil

:: Ao nascer

- BCG ID – dose única – contra formas graves de tuberculose

- Vacina contra hepatite B – 1ª dose – A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser ministrada na maternidade, nas primeiras doze horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de trinta dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.

:: 1 mês

- Vacina contra a hepatite B – 2ª dose

:: 2 meses

- VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) – 1ª dose – contra diarréia por Rotavírus. É possível administrar a primeira dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida).

- VOP (vacina oral contra pólio) – 1ª dose – contra poliomielite (paralisia infantil)

- Vacina tetravalente (DTP + Hib) – 1ª dose – contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.

- Antipneumocócica conjugada heptavalente – 1ª dose – Começar o esquema de vacinação com a vacina antipneumocócica conjugada heptavalente o mais precocemente possível (no segundo mês de vida). Quando a aplicação dessa vacina não tiver sido iniciada aos dois meses de vida, o esquema de sua administração varia conforme a idade em que a vacinação for iniciada: entre 7 e 11 meses de idade: duas doses com intervalo de dois meses, e terceira dose aos 15 meses de idade; entre 12 e 23 meses de idade: duas doses com intervalo de dois meses; a partir do segundo ano de vida, dose única, exceto em imunodeprimidos que devem receber 2 doses com intervalo de dois meses entre elas.

:: 3 meses

- Antimeningocócica C conjugada – 1ª dose – a vacina antimeningocócica C conjugada pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Recomenda-se iniciar a vacinação ainda no primeiro ano de vida visto a incidência e letalidade maior nessa faixa etária. Como as demais vacinas conjugadas é recomendada dose de reforço no segundo ano de vida.

:: 4 meses

- VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) – 2ª dose – contra diarréia por Rotavírus. É possível administrar a segunda dose da Vacina Oral de Rotavírus Humano a partir de 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida).

- VOP (vacina oral contra pólio) – 2ª dose – contra poliomielite (paralisia infantil)

- Vacina tetravalente (DTP + Hib) – 2ª dose – contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

- Antipneumocócica conjugada heptavalente – 2ª dose

:: 5 meses

- Antimeningocócica C conjugada – 2ª dose

:: 6 meses

- VOP (vacina oral contra pólio) – 3ª dose – contra poliomielite (paralisia infantil)

- Vacina tetravalente (DTP + Hib) – 3ª dose – contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

- Vacina contra hepatite B – 3ª dose

- Antipneumocócica conjugada heptavalente – 3ª dose

:: 9 meses

- Vacina contra febre amarela – dose única – A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos 09 meses de idade, que residem ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela dez dias antes da viagem.

:: 12 meses

- SRC (tríplice viral) – dose única – contra sarampo, rubéola e caxumba

- Varicela (catapora) – 1ª dose – estima-se que uma só dose da vacina contra a varicela induza imunidade contra a infecção em 70% a 90% das crianças que a receberam, e em 95% a 98%, contra as formas graves da doença. Contudo, não é incomum a ocorrência dessa virose em crianças já vacinadas. Portanto, recomenda-se duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 3 a 4 meses.

- Hepatite A – 1ª dose

:: 15 meses

- VOP (vacina oral contra pólio) – reforço – contra poliomielite (paralisia infantil)

- DTP (tríplice bacteriana) – 1º reforço – contra difteria, tétano e coqueluche

- Antimeningocócica C conjugada – reforço

- Antipneumocócica conjugada heptavalente – reforço

:: 18 meses

- Hepatite A – 2ª dose

:: 4 aos 6 anos

- DTP (tríplice bacteriana) – 2º reforço – contra difteria, tétano e coqueluche

- SRC (tríplice viral) – reforço – contra sarampo, rubéola e caxumba

- Varicela (catapora) – 2ª dose

:: 10 anos

- Vacina contra febre amarela – reforço

:: 11 aos 12 anos

- HPV – 3 doses – a princípio, apenas as meninas deverão ser vacinadas. Sempre que possível, a vacina anti-HPV deve ser aplicada preferencialmente na adolescência, antes de iniciada a vida sexual, entre 11 e 12 anos de idade. Duas vacinas estão disponíveis no Brasil: Vacina Quadrivalente Recombinante contra o papilomavírus humano (tipos 6, 11, 16, 18) da MSD, com esquemas de intervalos de 0-2-6 meses, indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e a Vacina contra HPV oncogênico (16 e 18, recombinante, com adjuvante AS04), da GSK, com esquemas de intervalos de 0-1-6 meses em meninas e mulheres de 9 a 25 anos de idade.

:: 14 anos

- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa)

Fonte: SBIm e Ministério da Saúde

Veja também:

» Leia um trecho do livro Guia Médico da Gravidez

» Leia um trecho do livro Seu Bebê em Perguntas e Respostas

» Leia um trecho do livro Engordei ou Minha Roupa Encolheu?

» Veja a lista atualizada dos Livros mais vendidos no Brasil

» Acompanhe as atualizações através do Feed ou do Twitter

  1. marcia s escreveu

    importantissimo saber sobre vacinas, são tão úteis a saúde, protegem os bebês, crianças, adultos e idosos.
    fique esperto vacine-se!!
    valeu por esclarecer várias dúvidas!!

  2. bielynha escreveu

    amei a tabela de vacinas foi muito esclarecedor pra mim que sou mãe de primeira viagem e quero que meu filho viva bem e saudavel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>