Como abrir uma conta em uma corretora da Bovespa?

Você quer investir em ações na Bolsa de Valores mas não sabe por onde começar, certo? Bem, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora da Bovespa. E isso é muito fácil!

Não há mistério em realizar o processo de abertura da conta, basta seguir alguns passos. Vamos a eles:

1. Escolha uma corretora

Para você ter uma ideia de onde começar, abaixo segue uma lista em ordem alfabética composta por 10 corretoras que atenderam aos seguintes critérios: a) aceitar valor inicial de R$ 500,00 (quinhentos reais); b) fazer operações com ações; c) receber ordens de compra e de venda via internet; d) oferecer análise gráfica; e) oferecer cursos; e f) oferecer atendimento online. São elas:

  • ALPES CCTVM S.A.
  • BANIF CVC S.A.
  • BRADESCO S/A CTVM
  • CORRETORA SOUZA BARROS CT S.A.
  • H.H. PICCHIONI S.A. CCVM
  • ICAP DO BRASIL CTVM LTDA
  • MIRAE ASSET SECURITIES BRASIL
  • SOCOPA SC PAULISTA S.A.
  • SPINELLI S.A. CVMC
  • VOTORANTIM CTVM LTDA

Observação: de forma geral as corretoras ficam na cidade de São Paulo, mas isso não vai lhe atrapalhar pois a negociação das ações na Bolsa de Valores será feita online pela internet. Portanto não importa se você estiver longe de São Paulo desde que você tenha acesso a internet em seu computador (para usar o home broker, que é o programa usado para comprar e vender as ações) ou em seu celular (há corretoras que aceitam negociações pelo telefone celular através de uma plataforma chamada mobile broker).

2. Visite o site da corretora e preencha o cadastro de abertura da conta

Você terá que preencher um formulário com diversas informações, inclusive bancárias, portanto tenha em mãos os seus documentos pessoais. Além disso, será necessário informar a conta do banco, portanto tenha certeza de ter consigo o número completo da sua agência e da conta-corrente, assim como o nome e o número do banco.

Dica: crie um e-mail exclusivo para manter o relacionamento entre você, sua corretora e a Bolsa de Valores. O Gmail, por exemplo, é um sistema de e-mail gratuito que permite a abertura de uma conta de e-mail rapidamente (não se esqueça de anotar os dados de acesso e guardá-los em um local seguro).

3. Xeroque os documentos pessoais, imprima os papéis e assine a documentação da corretora

Ao final do cadastro você será convidado a imprimir a documentação necessária a abertura da conta na corretora, que é composta pela Ficha Cadastral e pelo Termo de Adesão/Contrato de Intermediação de Operações nos Mercados Administrados pela BM&FBOVESPA (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) – leia-os com calma. Se você concordar com o conteúdo dos documentos assine-os onde a assinatura for necessária. Anexe os outros documentos necessários ao conjunto, como, por exemplo, o xerox do RG, do CPF e do comprovante de residência.

Bovespa

4. Envie os documentos para a corretora

Junte todos os documentos em um envelope grande e envie-os para o endereço da corretora por carta registrada (algumas corretoras aceitam que a documentação seja digitalizada em um escâner e enviada pela internet) . Guarde o comprovante dos Correios caso seja necessário saber o itinerário da carta.

5. Aguarde a resposta da corretora

Após alguns dias a corretora lhe enviará uma mensagem pelo e-mail informando-lhe se a conta foi aprovada ou não, e também informando-lhe os dados de acesso (login e senha) ao sistema de negociação. Você também receberá um e-mail do CEI (Canal Eletrônico do Investidor), que é um serviço da Bolsa de Valores que permite ao investidor consultar informações sobre as negociações financeiras realizadas por ele.

Além disso, você receberá por correio uma carta da Bovespa dando-lhe as boas-vindas e informando-lhe o agente de custódia das suas ações (que é a sua corretora na Bolsa de Valores).

Viu como é simples abrir uma conta em uma corretora da Bovespa? Desejo-lhe bom resultado em seu investimento. Invista com sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + 2 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>